sexta-feira, 5 de junho de 2015

A Liderança Ideal



No universo das grandes empresas, é de praxe que os colaboradores tenham que encarar líderes autoritários, alguns até ditatoriais. Por outro lado, há também o líder exigente. Esses dois perfis de liderança são distintos e a diferença existente entre eles é nítida.

Liderança autoritária

Líderes de característica autoritária exaltam o aspecto da hierarquia e apreciam dar ordens. De uma forma geral, o profissional com esse tipo de perfil inspira mais medo do que respeito, uma vez que este tipo de líder prefere destacar erros e não apontar caminhos para saná-los.

Ambientes de trabalho que são preenchidos por esse tipo de liderança podem ficar pesados, engessados e desprovidos de harmonia, fatores que podem desestabilizar e prejudicar todo o trabalho. Por outro lado, a liderança autoritária pode ser necessária em algumas situações específicas, especialmente quando os funcionários denotam conformismo e falta de ânimo.

No entanto, a liderança autoritária pode se tornar um grande problema quando aplicada sem moderação. Isso porque a atitude resulta em grande rotatividade de empregados, pouca identificação dos funcionários com a instituição, pouca vontade de inovação e relações interpessoais adoecidas.

Líderes exigentes

Líderes exigentes são profissionais que compreendem melhor as individualidades da sua equipe de trabalho. Além disso possuem segurança e conseguem inspirar o melhor de seus colaboradores.

O líder exigente é rigoroso em seus princípios e deixa bem claro que as metas serão atingidas quando todos forem imbuídos em alcançá-las. Esse tipo de líder consegue estabelecer ambientes de trabalho harmoniosos e democrático, em que a criatividade do funcionário é valorizada e as relações interpessoais acontecem de maneira equilibrada.

Líderes exigentes são cada vez mais comuns e procurados pelas empresas, enquanto o espaço para a intransigência e arrogância fica cada vez menor. Isso porque atuar em uma empresa que tenha ambiente positivo e saudável é o desejo de todo trabalhador que, por consequência, será mais comprometido e produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário